Evento de educação empreendedora tem apoio do Di Tommaso & Premaor
O Startup Weekend Farroupilha 2025 aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no campus da UCS em Farroupilha. Assim como em edições anteriores, o evento teve o objetivo de propagar a educação empreendedora. Os participantes foram desafiados a criar ideias inovadoras e 10 grupos as transformaram em promissoras propostas de negócios apresentadas a uma banca de jurados.
Envolvimento
No RTJP, acreditamos na educação para difundir conhecimento e transformar pessoas. Por isso, incentivamos ações e eventos que tenham o propósito de ensinar sobre empreendedorismo, inovação e novas tecnologias.
É o caso do Startup Weekend, evento que apoiamos desde 2022 nas cidades de Caxias do Sul e Farroupilha. Esse apoio se estende à nossa equipe, que atua de forma voluntária em diversas frentes do evento.

O evento
O Techstars Startup Weekend (TSW) é um evento global que utiliza a metodologia criada pela empresa Techstars, que visa a criar uma startup em 54 horas (um final de semana). Participantes de diversas áreas e com diferentes níveis de experiência formam equipes e trabalham para validar uma ideia de negócio, desenvolver um MVP (produto mínimo viável) e, finalmente, apresentar a startup para uma banca de jurados.
Contribuições
Na edição de Farroupilha, em 2022, nossa ex-advogada Amanda, que atualmente mora na Itália, foi uma das organizadoras e nosso sócio Raphael mentorou os participantes, dentre eles nossa sócia Júlia. Os papéis se repetiram na edição do evento de 2023, com exceção da Júlia, que dessa vez também fez parte da equipe de mentores.
Já em relação a Caxias do Sul, em 2022, Raphael compareceu como jurado, Amanda foi participante (e ganhou o segundo lugar) e Júlia fez parte da organização. No ano seguinte, na edição do Startup Weekend Caxias 2023, Júlia teve o importante papel de liderar o grupo de organizadores e Raphael foi, novamente, um dos mentores.
Jéssica Restello, que atualmente é nossa gestora de projetos, também participou do SW Caxias em 2023, o que certamente contribuiu significativamente com a sua formação.
Números:
Assim como nas edições anteriores, o evento movimentou o ecossistema de inovação, contribuindo para o empreendedorismo regional. Essa edição do Startup Weekend Farroupilha impactou diversas pessoas e, ao todo, teve 11 voluntários à frente da organização, 60 participantes, 11 mentores, 1 facilitador e 4 jurados.
Esses números mostram como a cidade de Farroupilha e a região da Serra Gaúcha estão preparadas para inovar e como a educação empreendedora pode ser um caminho para movimentar cada vez mais os mercados e negócios atuais.
Mundialmente falando o Startup Weekend é o maior programa voluntário de empreendedorismo de base do mundo. Desde 2009, já atingiu mais de 428 mil participantes, 150 países, mais de 1800 cidades e 19 mil voluntários.