
Júlia e Raphael participaram da maior edição da história do Expojud
ExpoJud 2025: inovação e tecnologia para transformar o Ecossistema de Justiça e Controle
O ExpoJud 2025, realizado entre os dias 14 e 16 de outubro em Brasília, consolidou-se como o principal congresso internacional de tecnologia, inovação e direito para o ecossistema de justiça e órgãos de controle. Nesta 9ª edição promovida pelo J.Ex, o evento reuniu magistrados, servidores públicos, especialistas em direito digital e representantes de tribunais de todo o Brasil, discutindo soluções inovadoras para modernizar o Poder Judiciário. Mais de 2500 pessoas, incluindo representantes de mais de 200 órgãos de justiça, participaram do evento. Com foco em inteligência artificial, segurança da informação e proteção de dados, o ExpoJud 2025 destacou projetos que prometem agilizar a prestação jurisdicional e fortalecer a segurança cibernética no setor público.
Raphael Di Tommaso contribuiu com dois painéis no Expojud
A convite do CEO do J.Ex, o ativista de inovação Ademir Piccoli, Raphael Di Tommaso contribuiu com dois painéis relevantes. No primeiro, ao lado de Thiago Gontijo Vieira, do Conselho Nacional de Justiça e uma das maiores autoridades no tema, nosso sócio palestrou sobre o Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), uma modalidade especial de licitação que facilita a contratação de tecnologias inovadoras pelo Poder Público de forma simples e ágil. O painel, realizado na Sala dos Diretores Gerais, atraiu um público altamente qualificado, incluindo diretores de tribunais de diversos estados brasileiros, como Acre, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Raphael apresentou vantagens diretas e indiretas dessa ferramenta para o avanço do Judiciário, incluindo a transformação cultural e a integração entre os diversos setores dos órgãos públicos.
No segundo painel, focado em proteção de dados, Di Tommaso dividiu a mesa com especialistas como Bruno Crasnek (CNJ), Wilmar de Castro (STJ), Giovanni Vilaça (TJMG) e a desembargadora Denise Francoski (TJSC), com abertura de Sarah Sakamoto (Defensoria Pública do Paraná) e encerramento de Fabíola Borges (TJAM). O debate, ocorrido na Sala de Proteção de Dados, reforçou a importância da governança digital no ecossistema de justiça e controle.
Capacitação constante
Entre as diversas palestras e treinamentos que nossos sócios Júlia Premaor e Raphael Di Tommaso participaram, destacam-se os workshops sobre Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI) E o Método Harvard de Negociação e treinamentos sobre recursos humanos e cases de gestão de pessoas. Isso reflete a importância que o escritório dá para a capacitação constante de todo o time.
O workshop sobre CPSI foi ministrado por Tiago Gontijo, do CNJ, com quem Raphael dividiu, no dia seguinte, a palestra sobre o tema, destacando as vantagens dessa modalidade de licitação para contratação de soluções com emprego de tecnologia pelo Poder Público.
Já a oficina sobre o Método Harvard de Negociação foi conduzido por Gustavo Schiefler, que propôs atividades práticas sobre técnicas de negociação colaborativa e estratégica. Os aprendizados resultantes permitirão que nossos sócios possam orientar os clientes de forma ainda mais assertiva na resolução de conflitos e na composição de acordos inovadores, reforçando o compromisso do escritório em evitar a judicialização.
Impacto e Perspectivas para o Futuro do Judiciário
O ExpoJud 2025 não apenas debateu tendências, mas também fomentou ações concretas. Como tem sido reconhecido por magistrados e demais servidores de órgãos de justiça e controle de todo o Brasil, também promoveu a integração entre gestores e técnicos dessas instituições. O resultado é um ecossistema mais colaborativo, com economia de recursos públicos e maior assertividade na escolha de ferramentas apropriadas de IA, infraestrutura, cibersegurança e automação.
Esses avanços alinham-se às demandas por uma justiça mais rápida, transparente e inclusiva, especialmente em um contexto de crescente digitalização pós-pandemia. Para profissionais do direito e entusiastas de inovação, eventos como esse representam oportunidades imperdíveis de networking e atualização.
Se você busca mais informações sobre direito digital, proteção de dados e governança, acompanhe nosso blog!